Sons de Sonetos

Para Mercedes Sosa

em 5 outubro, 2009
(Foto: André L. Soares)

.
.
.
PARA MERCEDES SOSA
(André L. Soares)
.
Trouxeste luz, ao sul do continente
e, de repente, nós,… povos estanques,
éramos bravos, bons, belos gigantes
e muito maior o amor por nossa gente.
.
Soltaste a voz, quebrando a dor silente,
então nos vimos, bem melhor que antes:
milhões de irmãos, somando suor e sangue,
atrás do sonho,… passo firme, em frente.
.
Foste o clamor dos pobres deste solo
e também diva, lírica da ética,…
estrela-guia dos poetas mais audazes.
.
Hoje partiste, sem culpa e sem dolo,
pássaro livre,… flor e mãe da América,
agora, enfim, só vais cantar pros deuses!
.
.
.

.
Leia também:
Gritos Verticais /O Poema de Cada Dia /Poética Herética /Raiz de Cem /Sons de Sonetos

44 respostas para “Para Mercedes Sosa

  1. Seu Luiz disse:

    Parabéns pelo belíssimo poema, André. Mercedes é isto, simplesmente maravilhosa. Sua voz ficará conosco para sempre.Abraços

  2. Sonia Regly disse:

    André,Postei agorinha sobre Mercedes Sosa e achei esse belo poema.Se vc me autorizar, incluo esse poema na postagem, coloco os créditos e um link para cá> Aguardo sua resposta.BeijãoPode mandar para meu emailsonia.regly@gmail.com

  3. Rita disse:

    Que soneto maravilhoso, meu querido!É uma preciosidade a altura dessa mulher magnifica, que deixou um enorme legado, não só para os países da América latina, como também para o mundo.Cigarra viverá eternamente em nossos corações e continuará inspirando muitas gerações.Linda demais essa postagem viu? Beijusssssssssssssssssss

  4. Luciana P. disse:

    Lindos versos, André… Mercedes foi grandiosa, e sua voz continuará ecoando suavement nos nossos ouvidos, por certo, por muito tempo…Beijos!

  5. EAD/JOYCE disse:

    Linda sua homenagem, parabéns. bjs

  6. Al.way disse:

    Uma belíssima mensagem para quem realmente mereceu.

  7. Almerinda disse:

    Olá, André!Soneto magnífico! Linda homenagem à Mercedes Sosa. Forte abraço, poeta!Obs.: Posso levá-lo ao meu blog???

  8. André,Linda homenagem a quem fez a diferença. Uma mulher, apenas uma mulher.Beijocas

  9. Eloah Borda disse:

    Oi André, há dias já, estava por te fazer uma visita, mas na correria, os dias vão passando e nem percebemos – eu queria te dizer que também fiz um blog só de sonetos, mas é novo, ainda está engatinhando (risos), o nome é NAS TRILHAS DOS SONETOS, quando puderes dá uma passadinha por lá. Bela homenagem a Mercedes Sosa, eu a admirava muito, e também andei sonetando sobre ela.Até breve.Um grande abraço.Eloah

  10. Simone disse:

    Sem palavras. Emocionante. Beijinhos pra você, poeta.

  11. Meu Blog disse:

    Oi André, gostaria de fazer parceria com o meu blog, o http://www.mundodanet.com? De uma passada também no http://www.blogwaw, muito legal, você vai gostar 😉

  12. Mada disse:

    Tomei a liberdade de visitar seu blog e me deparo com esta riqueza que homenagea a Grande Mercedes, que apenas voou para pousar e cantar em outra estação. Bravoooooo…Lindo seu poema!Visite o meu também.http://madacosenza.blogspot.com

  13. Mari Amorim disse:

    Parabéns!Mercedes,sempre Mercedes!Boas energias

  14. Crista disse:

    Tudo bem?Estou aqui para pedir desculpas pela minha ausência,creio que de agora adiante estarei mais presente…rsrsrsrs…isso se pararem de me sufocar com tanto carinho…rsrsrs…estou brincando!Beijos cheios de ternura e muito carinho…

  15. Fernanda disse:

    Oi !Seu blog é bem bacana, e eu já lí matérias bem legais aqui, parabéns !Você faz parte do diHITT né ? Pois é, eu estava vendo outras redes sociais, como o Rec6, o Linkto, o Linkk, e aí achei um novo, muito legal, que acho que vai ajudar você á divulgar ainda mais seu ótimo blog. O nome do site é PC Chip, o link dele é http://www.pcchip.com.brAcho que você vai gostar, viu !E mais uma vez, parabéns pelo blog, tá bem legal, adoro !Beijo !Fernanda

  16. Anonymous disse:

    http://www.celularespiao.orgConheça o celular Espião. A nova coqueluche da espionagem. Com ele você realiza a sua escuta de celular de forma legal e sem complicações.Monitore quem você quiser com ele. Acesse nosso site e conheça.Serviço muito simples, um aplicativo fica oculto rodando em celulares com S.O. Symbian, gravando tudo no cartão SD,e posteiormente transferida para o pc, ou silenciosamente enviando dados pela rede 3G ou Edge. Com qualidade, pode-se gravar muitas horas. É claro que apenas as ligações serão gravadas, mas basicamente poderia-se gravar tudo, já que ele fica oculto no sistema,

  17. QUERIDO LUÍS, ADORO SONETOS E OS DE MERCEDES SÃO SUBLIMES…!FICARÁ PARA SEMPRE NA NOSSA ALMA…ABRAÇOS DE CARINHO,FERNANDINHA

  18. Crista disse:

    Prontinhoooooo…Já podes secar tuas lágrimas de saudades de mim,colocar um sorriso nesses lábios lindos,deixar que teus olhinhos faísquem de felicidade porque TEU RAIO DE SOL(que sou EEEUUUUUUUUU)voltou!!!!!!!!!!!Eu sei que faço uma falta enorrrrrrrrrrrrrrrrme em tua vidinha…por isto demorei um pouquinho mais para aparecer…só para que tu pudesses avaliar o quanto eu sou importante para ti…masssssss…não mais do que TU és para mim!!!!!!!!Agora chega de te dizer e dar a entender que quem não consegue mais viver sem TU…sou EU!!!Eu vou,mas volto voando quando der…Beijos pra tu,meu tatuzinho!!!!!

  19. Adorei o conteúdo do seu site. Aproveite e visite o meu site http://www.celularespiao.org Conheça este incrível celular batizado de Telefone Espião. A única maneira de você fazer uma escuta de celular. Funciona de modo discreto e grava todas as chamadas recebidas e efetuadas do celular alvo. Lista todas as chamadas com numero, dia, duração da ligação, e hora. Vendemos o celular em duas versões para sua escolha.

  20. Olá.Gostaria de trocar links com vc.Os meus blogs são o RENDA WEB (www.rendaweb.net) o MINI SITE FÁCIL (www.sitefacil.org), KIT RENDA EM CASA (www.rendaweb.net/kitrendaemcasa) e o RENDA SOFTWARE (www.rendaweb.net/rendasoftware).Se vc quiser posso adicionar o teu link nestes meus blogs e vc adiciona os meus links no teu blog.Aguardo contato.Grande abraço e sucesso.Jairan Lucena

  21. Fred Matos disse:

    André,Não obstante a minha implicância com o uso comercial do "espírito natalino", não tenho como escapar da influência que a data exerce sobre o meu emocional que ainda teima em crer que a humanidade não é caso perdido e que podemos construir um mundo mais justo, sem violências e sem preconceitos. Em suma: sou um ingênuo assumido. Sendo assim, é inevitável que venha para deixar os meus votos sinceros de que você tenha um feliz natal e que o ano novo não seja apenas uma nova página no calendário, mais um marco de mudança que inaugure uma nova era de paz e felicidades para todos e que possamos realizar todos os nossos melhores sonhos e projetos.Felicidades.Grande abraço

  22. celular net disse:

    Adorei o conteúdo do seu site. Aproveite e visite o meu site http://www.celularespiao.net Conheça este incrível celular batizado de Telefone Espião. A única maneira de você fazer uma escuta de celular. Funciona de modo discreto e grava todas as chamadas recebidas e efetuadas do celular alvo. Lista todas as chamadas com numero, dia, duração da ligação, e hora. Vendemos o celular em duas versões para sua escolha.

  23. tagskie disse:

    hi.. just dropping by here… have a nice day! http://kantahanan.blogspot.com/

  24. Crista disse:

    Bom dia…vim aqui só pra te ver…Beijossssssss…

  25. jefhcardoso disse:

    Olá! Não tomarei muito de seu tempo. Encontrei-o ao adentrar a lista de seguidores do Palavras de Osho (blog com o qual tenho me identificado). E visto o ecletismo dos seguidores deste blog, decidi divulgar o meu atual trabalho, que se trata de meu primeiro microconto “O Aparelho Digestório”. Caso se interesse e me visite, será um imenso prazer retornar a esta casa com mais tempo, atenção e calma.Forte abraço de Jefhcardoso do http://jefhcardoso.blogspot.com de blog em blog divulgando e dando o recado!

  26. Mari Amorim disse:

    Se vc puder Está acontecendo até o dia 07/03 a BlogagemColetiva,proposta pelo blog http://fio-de-ariadne.blogspot.comMeu Oscar Vai Para:Venha conferir e comentar minha participação no:http://sempretensoesamorcontos&causos.blogspot.com/Boas energiasMari

  27. Crista disse:

    Psiu…psiu…psiu…SOU EEEUUUUUUUUU…tua OLHOS AZUISSSSSSSS…Tá,já sei….estavas indo atrás de meu perfume,sabendo que era eu que estava te espiando…mas como sou ¨difícil¨de acharrrrrrrr…já estavas quase desistindo de mim,não é????Ainda bem que eu não me deixo esquecer….rsrsrsrsrsrs….Vim te avisar que tem selo no meu blog para ti…como encontrar????Vem que eu te mostro…está entre meus peitinhos firme e fartos….huaschuaschuasch….Não stressssssssss…eu só estou brincando com tu,meu tatuzinho!!!Depois de pegar, não pensa que o selo SOU EU e vais querer passar a língua para depois colar no teu envelope….huaschuaschuasch….Houve uma época que se fazia isso…hoje em dia os tempos e a maneira de selar mudaram….huaschuaschuasch….Depois de ter espalhado tanta cultura pelo teu blog…eu vou…já sabendo que precisarei estar te esperando de saltinho com pedrinhas de brilhantes,vestida de seda, batonzinho BOKA LOKA da cor do pecado,cachinhos loiros dourados deslizando pelos ombros …de perninhas cruzadas…deixando entrever minhas coxinhas roliças e duras e ainda te recepcionar com guloseimas deliciosas,música suave e EU… o tempo todo sorrindo e piscando para ti…opssssssss…quase que esqueço:Uma gotinha do meu perfume…perfumando o ar que tu respiras….DESMAIANDO DE BOM!!!!TUDO ISSO porque não é sempre que dou sem querer nada em troca….eitchaaaaaaaaaaaaaaaa…Beijos de quem te quer MUUUUITOOOOO bem,CristaCristalCristalina.

  28. ce disse:

    O Celular Espião é um celular tão incrível e polêmico que foi proibido em alguns países da Europa e é novidade no Brasil.O Celular Espião é um telefone celular comum, especialmente modificado para poder ser monitorado à distância, permitindo assim escutar as conversas telefônicas e ambientais de quem o utiliza.www.celularespiaobrasil.com

  29. Anonymous disse:

    Tendo recebido, através do meu amigo-irmão Eugénio de Sá, o link do seu lindo Site, aqui estou, após percorrê-lo,a fim de parabenizá-la por inúmeros trabalhos maravilhosos nele postados. Fato interessante notei, por ser um pouco perspicaz, aolongo desse seu mundo encantado. Esse fato chama-se solidariedade na divulgação de va´rios(as) poetas, incluindo Livro da amiga Patricia Neme,cuja página 34 traz resposta sua a um soneto meu.Portanto, aceite meus calorosos aplausos pela sua grande realização.AbraçosSá de Freitas

  30. 環遊世界 disse:

    Parabéns pelo belíssimo poema, André. Mercedes é isto, simplesmente maravilhosa. Sua voz ficará conosco para sempre.^^

  31. Atualmente já se consegue monitorar computadores a distância com apenas 1 clique. existem vários investigadores particulares que se juntam a programadores e criam softwares de espionagem muito perigosos para quem utiliza computador com internet. Estes aplicativos podem se instalar a distância de forma imperceptível e captar tudo que a pessoa tecla no computador. Desta forma descobre-se todas as senhas de e-mails daquela pessoa espionada. Isto se torna muito perigoso porque este software espiao pode ser acoplado junto com fotos, filmes e arquivos de qualquer natureza, ficando disfarçado e quando a pessoa abre se instala no computador.Um destes sites vende indscriminadamente este serviço no endereço http://www.investigacao-virtual.info

  32. DEUSA PAGÃ disse:

    Oi! Fazendo uma "visitinha" em seu blog…Super abraço. E aguardo sua ilustre visita!

  33. Scritta disse:

    Olá,Anualmente a Scritta promove o Concurso Dia do Escritor. Estamos na 4ª edição.O Concurso Dia do Escritor da Scritta trará como tema: “Será o fim dos tempos?” Já estão abertas as inscrições para o concurso. Contamos com a sua colaboração para divulgar o concurso e, assim, descobrirmos juntos novos talentos literários do nosso país.A Scritta criou um site específico para o concurso: http://www.diadoescritor.com.br Sua parceria será de grande valia para o sucesso do concurso!Sugestões ou críticas são bem-vindas.Entre em contato conosco pelo e-mail: scritta@scrittaonline.com.brObrigada! :)Atenciosamente,Equipe Scritta

  34. MEUS POEMAS disse:

    Olá poeta, como está, lembra de mim?Adorei seu blog e seus sonetos!Bjs pra vcGena Maria

  35. Devir disse:

    Sonetos excelentes encontrei por aqui!

  36. Poxa, cara, fiquei muito admirado. Sempre quis escrever sonetos, sabe, recentemente escrevi uns dois que estão em [http://versorragia.blogspot.com/], mas você os faz com uma facilidade tamanha!, pouts, meus parabéns! 🙂

  37. Sinho Livre disse:

    olá,adorei o seu blog,em especial o texto acima.estou promovendo um "sarau" poético no blog SINAIS SUTIS (http://desenhospoeisiascomportamento.blogspot.com/) e gostaria que vc participasse.Caso não queira participar apenas o siga o blog para ser informado de eventos futuros.obs.:siga-me também(ao me seguir deixe-me um comentário para facilitar sua indentificação),pois já estou te seguindo.abraços.

  38. Parabens pelo blog se um dia for fazer materia sobre Camisetas contate-nos podemostentar um brinde para sorteio.Sucesso!!!Até mais… http://www.camisetasdahora.com/

  39. Parabens pelo blog se um dia for fazer materia sobre Camisetas contate-nos podemostentar um brinde para sorteio.Sucesso!!!Até mais… http://www.camisetasdahora.com/

  40. Anonymous disse:

    Visão palpitante neste blog, post assim dão valor a quem analisar nesta página 🙂 Dá mair quantidade do teu blogue, a todos os teus utilizadores.

  41. Gostei muito deste site e por isso resolvi colocar uma mensagem para conhecimento de todos. Já existe uma maneira de se fazer grampo de celular. Chama-se telefone espião. Você pode encontrar no site http://www.celularespiao.net

  42. Parabéns pelo belíssimo poema, André. Mercedes é isto, simplesmente maravilhosa. Sua voz ficará conosco para sempre.LIGHT SOLUTIONSlightsolutions2@gmail.comhttp://www.lightsolutions.com.br

  43. Maria Luisa disse:

    Parabéns! Seus poemas são belíssimos!

Deixe um comentário

